Descubra qual é a importância das normas ABNT

Descubra qual é a importância das normas ABNT

As normas ABNT não são aplicadas apenas para a padronização de documentos, nem mesmo são só um conjunto de regras chatas que se aplicam em trabalhos acadêmicos. Na verdade, trata-se de algo mais amplo, e que tem uma forte influência sobre nosso dia a dia.

Elas são aplicadas nos documentos e trabalhos, como dissemos, mas também em materiais, em terminologias, medidas, números de telefone, cartões, símbolos e outros mais. Garantem também a nossa segurança pelos padrões que exigem.

Neste artigo selecionamos para você algumas das aplicações das normas ABNT a fim de que você conheça sua amplitude e entenda porque elas existem e fariam tanta falta se não existissem. Acompanhe.

Roscas

A padronização de roscas possibilita que a fixação seja realizada de forma eficaz em todos os casos e ainda facilita as manutenções dos aparelhos, máquinas e outros itens que a possuem, do contrário seria um transtorno tentar acompanhar as variantes de cada fabricante.

Terminologias

Se cada pessoa decidisse dar um nome às coisas tudo seria um caos. As terminologias padronizam isso com um consenso internacional, o que facilita a disseminação e também a transferência de tecnologia, além de garantir segurança nesse processo.

Contêiners

As dimensões de contêineres utilizados para transporte de cargas também são padronizadas pela ABNT. Imagine se cada fabricante decidisse utilizar medidas próprias, o quão complicado seria realizar o comércio internacional, tentando encaixar os contêiners…

Números

Os números dos telefones e também dos cartões de crédito e de banco são padronizados pela ABNT. Assim fica mais fácil além de identificar registrar esses números e fornecer em formulários e outros mais.

Acessibilidade

As mudanças em edifícios, por exemplo, são todas padronizadas para que possibilitem acessibilidade de pessoas com deficiência. Do contrário, poderia haver empecilhos para sua locomoção em função da falta de estrutura para circular por ali.

Símbolos

A simbologia é mais um exemplo de como a norma ABNT é importante, porque em qualquer lugar do mundo podemos reconhecê-los. O símbolo de energia elétrica, de proibido, de tóxico, e outros mais, são internacionais e facilitam a comunicação em todos os idiomas.

Segurança e desempenho

Esses dois fatores também são normatizados e precisam ser obedecidos. Isso garante que a integridade do consumidor será protegida e também que os equipamentos que são adquiridos realmente cumprirão aquilo que a pessoa deseja ou precisa.

Computadores

Também é normatização de seus protocolos que possibilita que as máquinas consigam se conectar e trocar informações, ou estariam isoladas pelas diferenças que possuem e sua incompatibilidade.

Outros itens que também seguem as normas ABNT são as conexões, como USB, também acordos de ensaios que controlam a emissão de poluentes ou os ruídos que uma máquina produz. Também há regras que estabelecem padrões de segurança seja para quem está no trabalho, para momentos de lazer (como nas piscinas) e até mesmo no setor de saúde.

Até mesmo no supermercado está presente a norma ABNT, porque grandezas e medidas também fazem parte dela. Ou seja, não importa onde estivermos, essas normas sempre terão impacto sobre nossa vida e ajudam a garantir nossos direitos, a comunicação, interação e também a segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *