aplicativos educativos para criancas

Aplicativos que ajudam na alfabetização das crianças

Não há como negar que as gerações atuais são muito diferentes daquelas de poucas décadas atrás. A forma como elas se relacionam com o mundo e recebem a informação em nada tem a ver como antes.

Por isso, a forma como o conhecimento é estimulado e como se dá a alfabetização deve seguir a realidade em que as crianças estão inseridas. Elas vivem na era digital, e sendo assim, incluir esses diapositivos na educação é a melhor maneira de despertar o interesse e aproveitar esses recursos inovadores de forma positiva.

Atualmente as crianças brincam com computadores, tablets e celulares, e para os pais e educadores essa é uma oportunidade interessante para a alfabetização dos pequenos. Isso porque com atividades lúdicas é possível que elas utilizem esses dispositivos em prol de seu desenvolvimento.

Os aplicativos são uma excelente maneira de promover a alfabetização, e são indicados até mesmo para crianças com pouca idade. A familiaridade que elas têm com os aparelhos facilita a aceitação do método e ainda traz resultados expressivos.

 

Veja formação a distância como funciona

Os aparelhos eletrônicos não precisam ser apenas um objeto para distração das crianças e nem devem ser utilizados somente como uma alternativa para jogos. Os pais podem e devem ver neles um suporte para a formação dos filhos.

Escolhendo os aplicativos certos a criança brinca e aprende ao mesmo tempo, e nós temos algumas sugestões para você. Por exemplo, o PALMA (Programa de Alfabetização na Língua Materna). Ele possui diversos apps diferentes para alfabetização de crianças.

Sua interface é colorida e atrativa para os pequenos, a grande maioria do aplicativos é gratuita e roda em Android e iOS. Há o PALMA Vogais, o PALMA Alfabeto e ainda o Palma Kids, cada um com uma proposta diferente, mas o mesmo foco: a alfabetização e educação.

O Logos ABC também é interessante, porém, roda somente no iOS. Ele é ideal para o ensino da leitura. O ABC da Abelhinha também é para o mesmo sistema, e ensina o alfabeto com personagens animados.

Aliás, os personagens são sempre bem vindos na hora da alfabetização. Em especial aqueles que as crianças têm afinidade. Porque por meio dessa simpatia eles cativam a criança e isso faz com que aprender seja ainda mais interessante e divertido para elas.

A Escolinha da Galinha Pintadinha, por exemplo, é ideal para crianças bem novinhas, e ensina formas, números e vogais. O mesmo se dá com o app ABC da Bita, que possui uma proposta similar.

E ainda há outras tantas opções para alfabetização dos pequenos, e também para o aprendizado de outras línguas. Ou seja, os pais têm um ótimo suporte para estimular o desenvolvimento das crianças, então, ao invés de tentar excluir a tecnologia, porque não utilizá-la de forma positiva?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *