Como ser um bom líder

Ser um líder requer muito feeling, líder não pode ser comparado a um chefe, aquela famosa frase que fala “O chefe diz: Faz! O líder diz: Vamos fazer” Isto é a pura verdade, ser líder é uma tarefa muito difícil, você está tratando com pessoas diferentes, vidas, perfis, e emoções diferentes, o lado humano e paciente deverá ser muito aflorado em um líder.

Muitos tentam entender e aprender como funciona esta arte de liderar pessoas, mas não existe receita mágica, muita coisa precisa ser do seu perfil e outras precisam ser treinadas e desenvolvidas na prática ao longo da carreira.

Veja agora os principais passos de como ser um líder.

Ser uma pessoa segura

Ser uma pessoa segura não significa saber tudo sobre tudo, e sim uma questão de encorajar a equipe, mostrar a importância de cada um e que o titulo de líder não significa ser mais ou menos do que alguém.

Espírito decisivo

Saber tomar decisões pensando no bem de todos e com a participação de todos, e entender que não é o dono da razão e esta aberto a novas opiniões de sua equipe.

Comunicação

Um grande líder sabe se comunica perfeitamente com seus liderados. Feedbacks devem ser constantes para o desenvolvimento perfeito do trabalho por sua equipe.

Desafiador

Entenda a capacidade de cada um e faça-os evoluírem de forma constante junto com a empresa. Use toda sua bagagem para influenciar de maneira positiva os funcionários.

Assumir responsabilidades

O líder para ter sucesso deverá assumir a sua equipe e qualquer erro que ela cometer, deve ter controle sobre todas as cobranças e funcionamento dos processos.

Ser exemplo

Não use seu poder de líder para ter privilégios, você precisa ser um exemplo, quer que seus liderados obedeçam aos prazos, você deve obedecer aos prazos, quer que eles não se atrasem você não poderá se atrasar. O mais visado de todas as equipes é o líder, seja o exemplo.

Saber recompensar

Não trate as pessoas como máquinas, saiba recompensar os bons desempenhos e influenciar a melhoria para os maus desempenhos.

Demonstrando que você se importa com o desempenho da equipe você passa muito mais confiança e muito mais motivação para que eles sempre busquem dar o melhor de si.

Sempre atento aos talentos

Talentos podem surgir de onde menos imaginar, podem ser funcionários novos que se destacam e até mesmo os estagiários. Não demore em perceber isso, pois poderá perder um talento para a concorrência.

Resolução de problemas

Os melhores líderes encaram todos os problemas de frente até encontrar uma solução, não importa quem cometeu o erro, o líder ajudará a resolver sem criticas, buscando sempre a solução do problema e não o causador.

Saber ensinar

O líder precisa saber ensinar, ele está nesta posição porque trás uma bagagem maior do que os demais, sendo assim ele deverá repassar seus conhecimentos para os seus liderados de forma clara, ao mesmo tempo em que aprende com eles, tudo deverá ser uma relação de trocas.

Bom relacionamento

Nada de focar em ficar perdido no seu mundo de poder, um líder precisa expandir sua área, aprender a entender todas as pessoas que convive de forma clara e repassar o melhor de si para elas.

Influenciador

Um bom líder é aquele que leva inspiração para as pessoas, positivo, simpático, aquele que o liderado sabe que poderá contar para qualquer problema, e o principal ele não dissemina o medo entre seus liderados.

Um líder é a peça chave de uma engrenagem essencial para o funcionamento de uma organização, porém para que tudo ocorra de forma clara, ele precisa ser muito autentico e transparente, demonstrar seus ideais e transmitir as idéias de seus liderados para trazer melhorias para a organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *